Início > ARTIGOS LaSalle Jr (Gestão 01/2010) > Artigo: Capacitação profissional nas empresas

Artigo: Capacitação profissional nas empresas

Capacitação profissional nas empresas


Por Maria Isabel Goulart


A globalização fez com que o mercado se tornasse mais complexo e com movimentações e modificações contínuas, por isso a capacidade de adaptação tornou-se fundamental, tanto para as empresas como para os trabalhadores. Dessa maneira, a importância da capacitação profissional cresce cada vez mais, tornando-se ferramenta essencial para melhorar a excelência das atividades e contribuir para o sucesso das empresas.

O treinamento possui um propósito único, ambas as partes, tanto a empresa como o funcionário, devem sair ganhando. É visto como uma forma de aumentar a lucratividade da empresa, maximizar resultados, diminuir a rotatividade do pessoal e, além disso, contribuir para a vida profissional do funcionário reciclando-o e capacitando-o e também colaborando em sua vida pessoal. A consultoria McKinsey, publicou em seu site (www.mckinsey.com) uma pesquisa com 1440 executivos de todo o mundo e chegou à conclusão de que uma das três principais preocupações das empresas hoje é desenvolver as habilidades necessárias dos profissionais para que a organização atinja os resultados esperados de negócio.

Um profissional altamente capacitado que percebe a contribuição da empresa para o seu amadurecimento vai realizar suas funções de maneira mais rápida e prática, agir com responsabilidade e tomar decisões complexas em situações inusitadas e com segurança, vai cumprir com as normas da empresa de modo efetivo, trabalhar em equipe para alcançar o resultado desejado e estará em consonância com a missão e visão da empresa. Para Carlos Cruz Coach Executivo (conforme divulgado pela revista Incorporativa – A Revista Corporativa em 24/03/2009): “É comum que as organizações invistam tanto em treinamentos técnicos como comportamentais, já que têm metas estratégicas a serem alcançadas. Então, não é o treinamento por si só, é o treinamento alinhado com uma política, uma visão de futuro e um planejamento estratégico bem definido”.

A capacitação pode ser feita por cursos e palestras dados no próprio espaço da empresa e complementada pela internet, a ferramenta utilizada com mais freqüência hoje em dia. Um fator que justifica essa opção online é a falta de tempo dos funcionários que com ela podem acessar os tópicos a serem aprendidos no horário em que preferirem, e um alcance geográfico extenso conseguindo abranger todo o leque de colaboradores em locais variados. Cada treinamento é específico para uma empresa, se adequando corretamente as suas demandas, não há um modelo único de treinamento que traga resultados excelentes.

A escolha pela capacitação só traz benefícios para as empresas, tanto internamente quanto em sua imagem externa, pois possuindo funcionários preparados que ofereçam qualidade em seus serviços elas serão vistas de forma positiva no mercado e ganharão credibilidade e respeito na área em que atuam. Segundo Igor Ansoff, citado por Dernizo Pagnoncelli em seu livro Sucesso Empresarial Planejado (1992): “a chave do sucesso de qualquer empresa que queira crescer e manter firme posição no mercado é gerenciar bem no presente, mas com os olhos voltados para o futuro”.

  1. Rodrigo Giardini
    30 de Agosto de 2011 às 3:57 PM

    Gostei da matéria sobre capacitação profissional, se tiverem mais artigos sobre esse assunto gostaria de recebê-los.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: