Início > ARTIGOS LaSalle Jr (Gestão 01/2010) > Artigo: Twitter a Ferramenta do Empreendedor Moderno

Artigo: Twitter a Ferramenta do Empreendedor Moderno

Twitter: Ferramenta do empreendedor moderno

Por Glauber da Silva Nicolau

Criado como uma inovadora rede social, o twitter tem ganhado cada vez mais espaço  no setor empresarial, seja em grandes ou pequenas empresas, as vantagens que ele oferece vão muito além do que os criadores dessa ferramenta tinham em mente quando a criaram.

O twitter é um meio de comunicação direto entre o cliente e a empresa. Sua principal função dentro das empresas é sem dúvida a divulgação, grandes empresas usam o twitter como forma de divulgar novos produtos, enviar ofertas e promoções para seus seguidores. Muitos dessas empresas usam o twitter como um controle de qualidade, participando com os seus consumidores em discussões sobre diversos assuntos, como funcionamento dos produtos, e como uma forma rápida de pesquisa para saber o que os seus consumidores estão à procura. O twitter também pode ser usado de maneiras inovadoras como no setor de entregas, atualizando em tempo real aonde a mercadoria se encontra, e no setor de assistência técnica, facilitando muitas das vezes a resolução de problemas, como exemplo a Nokia que no Brasil possui o “Nokia Guru”, que dá assistência a clientes com problemas e constantemente posta links com dicas.

Nos Estados Unidos, todas as 100 maiores empresas de tecnologia estão conectadas ao twitter, 75% dessas empresas usam como uma forma de divulgar seus negócios, enquanto 25 % usam como uma forma de monitorar a concorrência.

O twitter é uma importante arma para as pequenas empresas, estudos mostram que as pequenas empresas estão utilizando mais o twitter como uma ferramenta de negócios do que as grandes corporações, devido principalmente a redução de custo no setor de marketing.

Segue abaixo um estudo feito pela profissional de relações públicas Flávia Paluello, intitulado “Guia de Uso do Twitter” especialmente direcionado a empresas, onde em quatro volumes ela mostrara as melhores maneiras de utilizar essa ferramenta dentro da sua empresa.

Guia de uso do Twitter – Geral
Guia de uso do Twitter para Empresas – Parte 1
Guia de uso do Twitter para Empresas – Parte 2
Guia de uso do Twitter para Empresas – Parte 3

Fontes:
http://info.abril.com.br/professional/redes-sociais/o-valor-do-twitter-para-as-emp.shtml?2
http://tecnologia.uol.com.br/ultnot/2009/03/16/ult4213u674.jhtm
http://2.0.bloguite.com/social-network/guia-de-uso-do-twitter-para-empresas-por-flavia-palluelo.html
http://comunicadores.info/2008/09/18/o-twitter-nas-empresas-e-nas-marcas/

  1. junior
    17 de Novembro de 2010 às 12:53 PM

    Glauber, a empresa que trabalho tem mais de 250 representantes. O que seria mais interessante: ter somente 1 twitter (ou qualquer outra rede social) para a empresa ou cada representante ter o seu próprio twitter, mantendo um principal para a empresa?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: