Início > ARTIGOS LaSalle Jr (Gestão 01/2010) > Artigo: Mulheres Executivas

Artigo: Mulheres Executivas

Mulheres Empreendedoras

Por Thaís Carvalho Guedes

Durante muitos anos, a mulher exerceu somente a função de administradora do lar.  Em outros momentos, a mulher era vista apenas como um objeto de reprodução para os homens.

A mulher sempre sofreu com preconceitos e sempre foi colocada em segundo plano na sociedade devido ao machismo existente até hoje.Todos esses fatos, e mais alguns, criaram um sentimento de revolta nas mulheres que culminou mais tarde na Revolução Feminina. Deste momento histórico até hoje, podemos observar uma maior participação da mulher em várias funções dentro da sociedade. A figura da mulher mudou, e hoje a vemos administrando os lares, cuidando dos filhos e marido e até administrando empresas.

O povo brasileiro é considerado o maior empreendedor do mundo. E as mulheres vêm superando os homens nesse empreendedorismo no Brasil. Segundo pesquisa feita pelo SEBRAE em 2009, “Dos 18,8 milhões de pessoas à frente dos novos empreendimentos no país, 53% são mulheres e 47%, homens.” Isso retrata essa mudança de posições sociais que vem ocorrendo.

Nesse “Mundo do empreendedorismo”, a mulher vem ganhando mais espaço nos negócios das pequenas e grandes empresas e, ao mesmo tempo, exercendo atividades dos mais diferentes ramos.  A mulher quer ter mais independência e, por isso, acabou desenvolvendo seu espírito empreendedor. Vários consultores afirmam que as mulheres possuem características melhores que as dos homens  para obterem sucesso nos negócios. Segundo o consultor Luiz Fernando Garcia, “Elas têm mais facilidade para compor equipes, são persistentes ao extremo, cuidam dos detalhes, além de valorizarem a cooperatividade e enxergarem o negócio mais como um desafio do que como um fardo”.

Neste novo contexto econômico, que preza muito as relações empresa-cliente, podemos observar a priorização das qualidades femininas na gestão de negócios. Este modelo, que preza um perfil empreendedor mais flexível, sensível, e capaz de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, a mulher se destaca. E é neste ponto, que as mulheres se diferenciam dos homens. As mulheres não são melhores que os homens. Elas apenas administram suas empresas de modo diferente, não fazem o uso apenas da razão. Elas possuem uma sensibilidade diferente para tomarem decisões, ao contrário dos homens que são mais práticos e ágeis. E é esse o grande diferencial no mundo corporativo atual.

A mulher ainda está no início dessa jornada empreendedora. Apesar de muitos reconhecerem essas características que elas possuem, em muitas empresas ainda vemos certo preconceito com essa ascensão social da mulher. Em alguns lugares, a mulher exerce a mesma função do homem e ainda ganha um salário inferior. Infelizmente, isso só acabará quando todos valorizarem mais as mulheres e suas qualidades.

Fontes:

http://revistapegn.globo.com/Revista/Common/0,,EMI81767-17166-1,00-MULHERES+EMPREENDEDORAS+O+QUE+APRENDER+COM+ELAS.html

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1558705-9356,00-MULHERES+SUPERARAM+HOMENS+EM+EMPREENDEDORISMO+EM+DIZ+SEBRAE.html

http://www.administradores.com.br/informe-se/producao-academica/mulheres-empreendedoras-das-dificuldades-as-conquistas-no-mundo-dos-negocios/663/


PERSONALIDADE MARCANTE
Saiba quais são os pontos fortes da liderança feminina e em que áreas as mulheres precisam melhorar
NOTA 10
• Apresentam um estilo de comunicação assertivo para expor suas ideias e estratégias para a gestão do negócio, o que facilita a compreensão de suas orientações na delegação de responsabilidades.

• Mostram um estilo de liderança envolvente e gostam de levar as pessoas a pensar da mesma forma que elas. Assim, conquistam o apoio e o comprometimento da equipe em relação aos objetivos comuns.

• São rápidas e voltadas a resultados. Tendem a imprimir um ritmo acelerado à administração e sentem necessidade de realizar tarefas de imediato.

• Demonstram nos relacionamentos a empatia necessária para escutar as pessoas e perceber as necessidades de sua equipe, o que lhes permite realizar orientações personalizadas e bem direcionadas.

• Revelam flexibilidade para seus conceitos e para escutar pontos de vista diferentes dos seus durante a busca de soluções, o que favorece a avaliação de alternativas, enriquecendo o processo decisório.

• São ágeis na tomada de decisões, podendo transmitir um referencial de liderança positivo, enfatizando o dinamismo e o foco em resultados.

• Revelam maior motivação pelo relacionamento e interagem com clientes, fornecedores e parceiros estratégicos com desenvoltura. Essa condição favorece a implantação de um ambiente amistoso de trabalho.

• Gostam de lidar com questões mais complexas em seu trabalho, o que as ajuda a compreender as estratégias de negócios e a implementar as mesmas na gestão de suas equipes, podendo identificar oportunidades e buscar soluções para atingir os resultados.

OPORTUNIDADES DE DESENVOLVIMENTO
• Podem aprimorar o seu estilo de organização pessoal ao definir melhor suas prioridades na agenda e administrar as interrupções em seu dia-a-dia. Para tanto, é importante que desenvolvam técnicas para administração do tempo.

• É importante desenvolver maneiras de lidar de forma construtiva com críticas e objeções que possam surgir ao seu trabalho. Aqui é importante pesar mais a razão do que a emoção.

• Devem controlar o ritmo diante de problemas que exijam uma abordagem mais analítica, realizando uma pesquisa mais detalhada para avaliar a melhor solução para a tomada de decisão, ou cercando-se de pessoas que tenham essa característica, a fim de complementarem seus perfis.

• Podem se beneficiar ao dedicar mais tempo à análise de problemas e ao exercício da criatividade na busca de soluções, a fim de apostar em novas ideias e em projetos ainda não vivenciados em sua trajetória empreendedora, aplicando, quando possível, mais ousadia em seus processos decisórios.

Fontes: Pesquisa da Executiva Brasileira realizada pela Caliper Estratégias Humanas do Brasil e HSM
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: