Início > EVENTOS LaSalle Jr (Gestão 01/2010) > Assista Tv Al Jaseera

Assista Tv Al Jaseera


Al Jazeera “A Ilha” ou “A Península” é a maior emissora de televisão jornalística do Catar. Transmite em língua árabe e inglês.

Criada em 1996 por Hamad bin Khalifa Al Thani,emir do Catar, no intuito de transformar seu pequeno país em centro cultural da região, Al Jazira iniciou suas transmissões em 1º de novembro daquele ano e logo se destacou por alcançar um nível de liberdade de expressão e de oposição raramente visto no mundo árabe, acostumado a uma mídia controlada e dócil, mera porta-voz de comunicados oficiais.

História

Al Jazira já tinha uma atuação internacional, com sucursais e correspondentes espalhados pelo mundo, mas somente começou a chamar a atenção do Ocidente ao mostrar manifestações populares antiamericanas em seguida aos atentados de 11 de setembro. Sua cobertura das guerras do Afeganistão (2002) e do Iraque (2003) fugiu ao padrão ufanista geralmente adotado pelas grandes redes de TV norte-americanas.

O governo Bush não gostou de ver imagens de seus soldados capturados, mortos ou feridos e, em represália, proibiu seus membros mais graduados de falarem à emissora. Esta foi a reação visível. Clandestinamente, tentou destruir as instalações da emissora e mandou hackers invadirem seu sítio oficial na Internet. Nos primeiros dias da invasão do Iraque, duas sedes provisórias da Al Jazira foram atingidas pela artilharia da “Coalizão”, matando quatro jornalistas.

A sede da emissora no Catar também correu sério risco de ser destruída, como revelou, em 2005, o repórter Jeremy Scahill, da publicação nova-iorquina The Nation’. Segundo Scahill, Bush tentou, em contatos com Blair, arquitetar um plano para destruir Al Jazira, bombardeando suas instalações no Catar ou em qualquer outro lugar onde ela estivesse operando.

Ao ter suas transmissões em Wall Street suspensas durante a Guerra do Iraque , sob a alegação de que as credenciais para jornalistas fornecidas pela Bolsa de Valores de Nova Yorkse destinavam apenas a redes que oferecessem cobertura “responsável”, o canal árabe se viu na inusitada posição de defender, em manifesto, a liberdade de imprensa nos Estados Unidos.

Na mesma ocasião, Al Jazira recebeu um prêmio por sua resistência à censura. A homenagem do grupo britânico Index on Censorship (Índice de Censura) foi concedida em razão da independência da Al Jazira e sua reputação de divulgar notícias confiáveis. O Index é um grupo de personalidades importantes da mídia, escritores e pessoas dedicadas a defender a liberdade de expressão.

A Al Jazira tornou-se o canal preferido dos militantes muçulmanos para divulgar suas ações, sendo mostrados inclusive estrangeiros seqüestrados no Iraque, no cativeiro ou sendo executados, neste último caso não sendo levadas ao ar as cenas mais fortes. Várias mensagens de Osama Bin Laden foram divulgadas em primeira mão pelo canal.

Por outro lado, as autoridades israelenses têm ocupado espaço na emissora para divulgar seus pontos de vista e assim amenizar sua imagem negativa no mundo árabe.

Al Jazira não atrai o ódio só do Ocidente. O regime islâmico radical da Arábia Saudita só a tolera porque sabe que tomar medidas mais drásticas contra ela só fará aumentar a impopularidade da monarquia.

A audiência da emissora está em constante crescimento e é formada principalmente por telespectadores residentes em países do mundo árabe e imigrantes na Europa, principalmente na França, onde vivem 4,5 milhões de árabes ou descendentes, e na Alemanha.

Em 15 de novembro de 2006, Al Jazira lançou mundialmente seu canal de notícias em inglês, com o objetivo de enfocar os acontecimentos do Oriente Médio sob uma visão árabe, para um público acostumado a versões ditadas pelos interesses políticos de Washington e Londres. Inicialmente anunciado com o nome Al Jazeera International, teve seu nome alterado para Al Jazeera English.

A emissora tem planos de atingir um público de 80 milhões de pessoas em 47 países, onde é transmitida por operadoras de cabo ou via satélite. No Brasil, pode ser vista pela Internetou através de uma antena parabólica sintonizada no satélite PAS9 Americas.

Assista à Tv Al Jazeera aqui


  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário