Início > ARTIGOS LaSalle Jr (Gestão 01/2010) > Artigo: Reciclagem de óleo Vegetal

Artigo: Reciclagem de óleo Vegetal

RECICLAGEM DE ÓLEO VEGETAL USADO

A crescente evolução dos estudos sobre impactos ambientais causados pelas ações humanas faz desenvolver novas medidas para redução da poluição.

Especificamente se tratando da poluição por óleo vegetal usado no preparo de alimentos, quando descartado em ralos, é conduzido para rede de esgoto onde parte deste óleo adere às paredes do encanamento, reduzindo a eficiência do sistema. A maior parte do volume de óleo é despejada em rios e mares, contaminando a fauna e flora, como também impermeabilizando leitos e terrenos, contribuindo para as enchentes. Em locais onde há estações de tratamento de esgoto, o óleo danifica as instalações.

Quando o descarte ocorre no lixo comum, o destino são lixões e aterros sanitários. Nesses ambientes o óleo pode atingir os lençóis freáticos causando contaminação como, também, a impermeabilização do solo impedindo o funcionamento do aterro.

Empresas e cooperativas desempenham atividades de coleta do óleo vegetal usado para reciclagem. Os recipientes adequados para coleta são fornecidos gratuitamente aos clientes, e possuem capacidades de 25 a 1000 litros, porém também podem ser armazenados em garrafas Pet. Estes são recolhidos posteriormente. O óleo retirado serve de matéria prima na fabricação de sabão, graxas, tintas, biodiesel e similares.

A conscientização da sociedade para o correto descarte do óleo vegetal, que devidamente reciclado, volta à cadeia produtiva, preserva o meio ambiente e contribui para elevar o nível de qualidade de vida que a sociedade organizada exige.

No município de Niterói, existe o Ecoclin que permite a expansão da coleta seletiva na cidade. O local não recebe somente o lixo reciclável tradicional (plástico, papel, vidro, e papelão), como também baterias e pilhas. Em cada  Ecoponto existe totem iluminado com o logotipo da campanha de conscientização ambiental.

A seguir é apresentada uma relação de algumas empresas e cooperativas que promovem a coleta de óleo vegetal usado no Estado do Rio de Janeiro.

Ecopontos: De segunda à sexta-feira, das 8h às 16h.

– Horto – 3º DLU (Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca)
– Icaraí – 4º DLU (Rua Irineu Marinho, s/nº)
– Largo da Batalha – 7º DLU (Rua Leonor da Glória)
– Engenhoca – 2º DLU (Rua João Brasil, S/nº, em frente a Policlínica).

Por Marcio Pinto Faro da Silva   e    Pedro Moreira Almeida

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: