Início > ARTIGOS LaSalle Jr (Gestão 01/2010) > Artigo: Diminuindo as incertezas do Futuro

Artigo: Diminuindo as incertezas do Futuro

Diminuindo as incertezas do Futuro

Por: Sharmene Teixeira

O Futuro está sempre em nosso consciente como a esfera da incerteza, aquilo que não podemos prever e, portanto, não seriamos capaz de nos antecipar aos acontecimentos. Mas isso pode ser falta de um planejamento estratégico, que colocaria o indivíduo numa posição mais confortável e confiante ao tomar suas decisões no presente. Peter Schwartz em seu livro: A arte da visão de longo prazo traz uma ferramenta muito interessante e utilizada pelos melhores estrategistas, que é o planejamento por cenários, o qual ele defini como uma ferramenta  para ordenar as percepções de uma pessoa sobre ambientes futuros alternativos nas quais as conseqüências de sua decisão vão acontecer.

Esse tipo de metodologia é extremamente importante para uma empresa, esteja ela anos no mercado ou em vias de se estruturar, pois não ficar preso as incertezas sobre o futuro e estar preparado caso ocorra algo inesperado, faz toda a diferença na hora da tomada de decisão e sua possível conseqüência.   O planejamento por cenários diz respeito a fazer escolhas hoje com a compreensão sobre o que pode acontecer com elas no futuro, fala Schwartz. Existem segundo ele alguns passos que devem ser seguidos para a elaboração dos cenários: Fazer perguntas importantes a respeito de seu negócio, como: Devo efetivar a aquisição de um novo segmento? Devo expandir agora meu negócio? O que pode ser mais destrutivo para meu empreendimento, e que eventos podem alavancar minhas vendas? Agora identificar os fatores chaves que podem influenciar o sucesso ou fracasso fazendo uma lista e dando a eles grau de importância não de probabilidade de acontecer, se não acaba caindo na mesma incerteza de antes, pois é importante estar preparado para qualquer evento.  É preciso se imaginar na situação futura, como por exemplo: Perdemos o fornecedor mais importante, o que devemos fazer nessa situação? Quando a pessoa já pensou sobre isso e já criou dessa situação de fragilidade as suas alternativas de contorná-la, num fato concreto ela vai ter já pronto e bem pensadas, suas melhores alternativas, não dando tempo ao acaso de perder o negócio ou ter um grande prejuízo, pois o tempo de manobra da situação será mais curto por já estar preparado.

O Segundo passo deve ser uma atualização continua, coletar informações nos vários campos do conhecimento, é importante manter-se por dentro dos progressos da ciência, tecnologia, informática, engenharia e outras áreas chaves, mas tendo a preocupação de procurar em boas fontes de informação. Sendo também muito importante identificar o que o autor chama de forças motrizes no macro ambiente, que podem influenciar seu negócio, que são as forças sociais (demografia, por exemplo, saber em que ritmo está crescendo a população e quantas pessoas no futuro terão a idade do público alvo de seu empreendimento), econômicas, políticas, ambientais. Esses são passos baseados em pesquisas, fator primordial para qualquer empreendimento de sucesso, até mesmo nas escolhas pessoais. A partir desses elementos deve-se ordenar as perguntas importantes a respeito do negócio com as forças motrizes, se baseando no grau de importância para o sucesso da questão e o grau de incerteza desses fatores, daí procurar as tendências mais importantes e mais incertas montando um cenário para cada. Criar um enredo para cada cenário, e depois os incorpora como se fossem reais percebendo quais decisões foram cruciais em cada um, assim se tem uma base de quais serão as decisões mais acertadas para o futuro caso aconteça qualquer um dos cenários. É importante ressaltar que os cenários não devem ser feitos por uma pessoa apenas, e sim contando com a visão de grupo, a riqueza vai estar na conversação estratégica, o debate sobre as possibilidades e visões.

Se imaginar no futuro e olhar para trás e ver quais foram às decisões mais importantes para se chegar aonde chegou, o que foi necessário e precisou fazer, e ver quais foram os pontos fortes que podem vir como oportunidades, e os pontos fracos que significam ameaça, vai servir para traçar estratégias e saber usufruir das oportunidades e melhorar os pontos fracos diminuindo as ameaças, seja para crescimento de qualquer empreendimento ou pessoa.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: