Início > ARTIGOS LaSalle Jr (Gestão 01/2010) > Artigo: Responsabilidade Socioambiental nas empresas

Artigo: Responsabilidade Socioambiental nas empresas

Responsabilidade Socioambiental nas empresas

Por Maria Isabel Goulart

No mundo de hoje as práticas ligadas ao meio ambiente e a sociedade como um todo estão em um patamar de suma importância. A responsabilidade socioambiental das empresas (RSE) vem se destacando com a transformação da maneira de ver e de agir da sociedade, na medida em que os consumidores estão cada vez mais conscientes e exigentes.

A responsabilidade socioambiental é como uma empresa cuida do seu negócio, toma decisões ligadas ao próprio futuro e faz uso de ações  voltadas para a saúde, educação, sociedade e o meio ambiente. RSE está relacionada com a ética na maneira em que as empresas agem a partir dos princípios morais e regras da sociedade, e também, com a transparência das atitudes tomadas pelos empreendedores.

Segundo o instituto Ethos, a RSE surgiu devido à três fatores: a revolução tecnológica, a partir da eliminação das distâncias, a revolução educacional em que cada vez mais as pessoas estão informadas pela maior frequência nas escolas e  faculdades e por último a revolução cívica em que as pessoas se unem e lutam por seus direitos e por um mundo melhor. Todos esses três pontos atrelados ao esgotamento dos recursos naturais.

Exemplos de empresas que tem essa responsabilidade socioambiental são, Mc Donald´s que trabalha com a coleta seletiva, usa matérias recicláveis em todas as etapas da produção e adota a política dos três R ( Reduzir, Reaproveitar, e Reciclar). Outra empresa é a Honda que pratica o programa Green Factory ( fábrica ecológica), em que promove uma convivência pacifica com a sociedade do local onde a fábrica se encontra e reduz a geração de resíduos no processo produtivo.

            Colocando em prática a sua RSE as empresas gozam de alguns benefícios como: sua imagem perante os consumidores é mais aceita, uma pesquisa realizada pelo instituto Ethos  revela que 59% dos consumidores preferem comprar de empresas socialmente responsáveis. Essa imagem positiva da empresa promove o seu diferencial competitivo num mundo globalizado, e com o aumento da demanda há uma maximização dos seus lucros.

            Assim sendo, praticar a responsabilidade socioambiental traz vantagens fundamentais para uma empresa sobreviver ao mundo de competição acirrada e o mais importante, influencia os rumos da sociedade e ajuda no desenvolvimento sustentável do planeta.

http://www.cenedcursos.com.br/responsabilidade-social-e-ambiental-da-empresa.html

http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/Default.aspx

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: