Início > ARTIGOS LaSalle Jr (Gestão 01/2010) > Artigo: Como lidar com o excesso de informação

Artigo: Como lidar com o excesso de informação

Como lidar com o excesso de informação

Por: Luisa Pereira da Rocha Giannini  

 

        Como lidar com o excesso de informação Nos dias de hoje, realizar uma pesquisa é considerado uma coisa fácil e prática, mas nem sempre essa é a realidade. Estamos vivendo na Era da Informação, caracterizada pela abundancia de conteúdo, principalmente online, e, às vezes, esse é um dos fatores que torna uma pesquisa bem elaborada um verdadeiro desafio.

       Quando fazemos uma pesquisa, a quantidade de informação que é obtida é tão grande que corremos constantemente o risco de nos perdemos em nossos objetivos, ou até mesmo de obter informações incorretas ou distorcidas. Precisamos encontrar uma forma de lidar com esse excesso de conhecimento disponível para que não nos atrapalhe, mas para que esteja sempre a nosso favor. Então, como fazer para selecionar apenas o que é relevante?

       Primeiro, o ideal é que se saiba identificar a respeito do que se deseja ficar informado, portanto, busque encontrar um tema, para que, dessa forma, se possa ser objetivo, pois, geralmente, acostumamos a buscar em função do que pretendemos compreender naquele momento, ao invés de utilizar uma palavra chave. A organização de palavras precisas é importante, porque, muitas das vezes, o conteúdo que nos é disponibilizado, apresenta muito mais do que se precisa saber, e assim, será conseguido trazer o resultado esperado para a busca.

       Outro ponto fundamental é que seja feita uma lista acerca dos assuntos a serem abordados. A elaboração de tópicos ajudará na relevância e no desenvolvimento da pesquisa, de modo que não se fuja do tema escolhido e se possa filtrar melhor as informações, controlando o fluxo destas, que é enorme e tende a crescer ainda mais.

       Por fim, procure sempre fontes confiáveis e de qualidade. Sites específicos sobre o assunto são fundamentais, pois, mesmo com a abundância de fontes disponíveis para a nossa compreensão acerca de um determinado assunto, é preciso ter prudência, pelo fato de que estamos cada vez mais sujeitos a sermos superficiais quanto às informações recebidas. Além disso, há mais pessoas interagindo com as informações, tornando fácil não apenas a obtenção, mas também a divulgação, o que muitas vezes torna o conteúdo da fonte ruim e sem credibilidade.

       Portanto, acredito na praticidade e na eficiência da internet, mas este pode não ser suficiente, nem profundo. O bom e velho hábito de recorrer a livros, jornais e revistas para buscas não pode ser abandonado, pois, é através destes que, de fato, aprendemos a realizar pesquisas e, assim, acrescentar cultura e conhecimento em nossos trabalhos.

       “A regra é que toda mensagem pode conter uma informação relevante, a compreensão do negócio diminui as indeterminações muitas vezes contidas nas informações e, finalmente, é o empreendedor o principal responsável pela dinâmica da gestão do conhecimento a partir da sua capacidade peculiar de transformar o valor de uma informação em desenvolvimento sustentável do país.” José Moraes Falcão

http://www2.rj.sebrae.com.br/boletim/o-valor-da-informacao-ii-apreender-compreender-e-empreender/

 

  1. Victor
    14 de Abril de 2010 às 5:22 PM

    Muito bom !!!
    Conteúdo perfeito.
    Um abraço !

  2. Gabrielle
    23 de Abril de 2010 às 6:32 PM

    Lu ! Adorei, muito bom mesmo.
    Parabéns .

  3. vanuza
    7 de Abril de 2011 às 10:10 AM

    eu adorei o conteúdo!!!
    ele me ajudou muito na elaboração de uma dissertação!

  4. luciane
    12 de Abril de 2011 às 1:20 PM

    adorei ajudou muito…….

    • luciane
      12 de Abril de 2011 às 1:23 PM

      luciane :
      adorei, ajudou muito…….
      no meu trabalho.
      bjs de luciane.

  5. flaviani
    12 de Abril de 2011 às 1:26 PM

    Adorei muiitoooo mesmo de verdade valeu tchau.bjos

  6. joselya
    16 de Novembro de 2011 às 8:16 PM

    muito bom

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: