Início > ARTIGOS LaSalle Jr (Gestão 01/2010) > Artigo: Fortalecimento da identidade coorporativa

Artigo: Fortalecimento da identidade coorporativa

Fortalecimento da identidade coorporativa

Por Marcio Pinto Faro da Silva

 

         A identidade coorporativa de uma empresa é como ela se coloca perante o mundo, segundo Carla Niemeyer, (2002) “é a expressão visual da filosofia, da cultura e da imagem que a empresa pretende estabelecer e enfatizar junto ao seu publico alvo.”É de extrema importância para a organização conhecer seus clientes ativos e potenciais, podendo assim, realizar campanhas de marketing coerente, criando uma imagem adequada ao seu público alvo, fortalecendo assim sua identidade coorporativa.

        Para a criação dessa imagem é preciso conhecer bem a empresa, ter uma visão clara, saber a história, os objetivos para os próximos 5 anos, missão e filosofia de crescimento e desenvolvimento, pontos fortes e fracos, saber que produto ou serviço que vende ou presta, o público alvo, concorrentes diretos e indiretos e entender a cultura na qual a empresa esta inserida. Através da definição do publico alvo e como tem sido a comunicação da empresa com eles, realizar trabalhos de marketing como panfletos, cartazes, anúncios na internet, etc, que valorizem a logotipo o produto ou serviço vendido ou prestado.    

        A comunicação com clientes ativos e os potenciais merecem um destaque no processo de fortalecimento de uma identidade. Segundo Marco Antonio Meira, consultor de vendas, a estratégia 2x2x2 após um serviço ou venda de produto, é uma ferramenta excelente na para a fidelização do cliente, que consiste em após 2 dias da realização do serviço ou venda, entrar em contato para saber da satisfação do cliente, e após 2 semanas retornar com o mesmo intuito. E depois de 2 meses retornar para lhe oferecer um novo produto ou serviço.

       Para efetuar campanhas de marketing eficientes na divulgação de campanhas, eventos, serviços ou produtos oferecidos é necessário que a empresa trabalhe com um banco de dados de clientes eficientes para não enviar propostas, campanhas ou promoções a pessoas que não estão interessadas ou simplesmente provocar constrangimentos desnecessários.

       De acordo com Regis Mckenna (1998),

“O marketing direto permite uma resposta direta, isto é, que o mercado esteja identificado e que a empresa alcance-o e fale com ele. Quanto mais próximo do publico a empresa ficar maior a probabilidade de sucesso. Permite ainda captar nomes de clientes potenciais e obter informações relevantes sobre quem já é cliente. Converte esses clientes potenciais em ativos e clientes ativos em cativos, por meio de uma comunicação de continuidade.”

      Vimos que para a fortalecimento da identidade coorporativa é necessário um diagnostico detalhado da empresa e suas perspectivas futuras, para então realizar um marketing adequado e eficiente. Assim como um banco de dados, de clientes ativos e potenciais, bem feito permite identificar a necessidade dos clientes e assim a realização de marketing direto que permitam obter resultados superiores.

        Referências:

McKENNA, Regis. Marketing de relacionamento. Rio de Janeiro, Campus 1998

NIEMEYER, Carla. Marketing no Design Gráfico. Riode Janeiro, 2AB 2002

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: