Início > ARTIGOS LaSalle Jr (Gestão 01/2010) > ARTIGO: Plano de Negócio, seja você um empreendedor.

ARTIGO: Plano de Negócio, seja você um empreendedor.

Plano de Negócios – seja você um empreendedor.

 Por Victor Braz

        Para se tornar um empreendedor, seja para atuar em qualquer atividade, é preciso primeiramente estabelecer um plano de negócios, ou seja, definir e analisar por escrito as principais variáveis do empreendimento. É fundamental ao empresário não somente buscar recursos para concretização do negócio, e sim, principalmente, elaborar formas de sistematizar suas idéias e seus planos de forma eficaz e eficiente. Podendo assim participar do mercado globalizado e competitivo com sua atividade empreendedora.

         O plano de negócios serve para guiá-lo em questões importantes relativas ao seu negócio, irá orientá-lo na busca detalhada de informações sobre seu ramo, seus produtos e serviços, seus clientes, seus concorrentes, fornecedores, e, também, sobre os pontos fracos e fortes da sua empresa, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia na gestão da sua organização.

         Para elaborar esse plano é preciso conhecer um “modelo”, que serve de base para conhecer melhor o que é um plano de negócios e eventualmente aproveitar a estrutura, ou parte dela, adaptando as melhores práticas que interessam ao seu empreendimento. Mas cada atividade é única, mesmo que seja da mesma área de atuação. Se o seu negócio apresentar peculiaridades em relação ao modelo usado como base, não tenha medo de alterá-lo de acordo com as suas necessidades específicas.

         Para montar seu plano é necessário descrever a empresa, no qual você deve apresentar um breve resumo da organização, sua história, seu status atual e suas projeções futuras para pesquisa e desenvolvimento. É preciso enfatizar as características únicas de seus produtos e/ou serviços e dizer como você pode beneficiar o cliente.

         A descrição legal da sociedade (ou empresa) deve conter os seguintes dados para a montagem do seu plano:

                   – Nome da empresa.

         O nome deve ser registrado antes da abertura do negócio.

                   – Tipo da empresa e Enquadramento.

         Micro, pequena, média, sociedade anônima, companhia limitada, corporação etc.

Obs.: Cada tipo de atividade apresenta diferentes vantagens e desvantagens em relação à legislação e ao ambiente externo.

         É muito importante para a realização do plano, responder a questões como quando e porque sua empresa foi criada, a natureza dos serviços ou produtos oferecidos, como ela se desenvolve, e o que está sendo planejado para o futuro.

         O plano de negócios, é, portanto, segundo SEBRAE (2007), o instrumento ideal para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, o que propicia segurança para quem quer iniciar uma empresa com maiores condições de êxito ou mesmo ampliar ou promover inovações em seu negócio.

         Através disso posso dizer que investir na elaboração do planejamento do negócio é fundamental ao empreendedor, para que assim esse possa participar efetivamente da competitividade do mercado com estratégias bem direcionadas e, além disso, contribuir para o desenvolvimento sustentável do país. O plano é nada mais que um documento que serve para identificar as diretrizes da organização, ou seja, descrever os objetivos do negócio e quais os passos que devem ser dados para que esses sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. Propor um plano de negócios é um grande desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.

Victor Braz

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: