Início > ARTIGOS LaSalle Jr (Gestão 02/2009) > ARTIGO: A Rota da Sustentabilidade

ARTIGO: A Rota da Sustentabilidade

A Sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial, e podemos observar a cada dia, mais especialistas no assunto se empenhando na difusão do conceito.

Trabalhando diretamente com pequenos e micro empresários é de nosso interesse levar a idéia a esses empreendedores, principalmente porque sustentabilidade hoje em dia não se aplica apenas a grandes corporações e nem requer grandes quantias de investimento.

Em seu artigo A rota da sustentabilidade. Claudio Tieghi faz uma análise sobre como as empresas podem atingir resultados satisfatórios nesse âmbito. Nele podemos observar conceitos como os abordados por Stavitz e Weber no livro A empresa Sustentável, que baseiam tais resultados em critérios como o do impacto ambiental, social e a eficiência da utilização dos recursos pela empresa.

Segue abaixo o artigo:

A Rota da Sustentabilidade

Muitos empreendedores ainda têm a percepção de que responsabilidade social é assunto apenas para grandes empresas. Não é

Por Claudio Tieghi*

Na semana passada, durante o 1º Simpósio de Responsabilidade Social realizado pelo setor de franchising, a colocação de um executivo de uma empresa franqueadora me chamou atenção. Tal qual uma grande parcela de empreendedores do país, esta rede de franquias planejava aderir a práticas de responsabilidade social, mas não sabia por onde começar, nem em que área atuar.

O grande empecilho é que muitos empreendedores ainda têm a percepção de que responsabilidade social é assunto apenas para grandes empresas. Não é.

No passado, quando a RSE (Responsabilidade Social de Empresas) era tida como a capacidade de fazer grandes investimentos em projetos sociais, até poderia haver essa leitura. Mas ao longo da última década, o termo ampliou e ganhou novos significados. O principal deles é a sustentabilidade. E este termo permeia tudo que diz respeito à gestão da empresa.

Hoje, para ser socialmente responsável, é necessário primeiro analisar questões como: a empresa faz bom uso dos recursos naturais? Trata com respeito seus funcionários? Escolha de fornecedores confiáveis e conhece sua cadeia de produção? Entrega produtos ou serviços com qualidade desejável? Cuida dos resíduos que produz? Todos esses itens, entre muitos outros, dizem respeito a qualquer tipo de empreendimento e é possível analisar cada um deles graças aos Indicadores de RSE desenvolvidos pelo Instituto Ethos. Eles contemplam categorias setoriais para que uma gama maior de empresas, mesmo as pequenas, possam utilizá-los com êxito. Existem indicadores para o setor de mineração, financeiro, construção civil, para micro e pequenas empresas e, desde o ano passado, também para o franchising. Os indicadores são perguntas reunidas em questionário cujas respostas, sigilosas, são processadas internamente pelo Instituto Ethos. O resultado é entregue à empresa e ela pode comparar a nota que recebeu com a média obtida pelas empresas, além de compará-la às empresas que conquistaram os melhores resultados e assim ter uma idéia de como se posicionar em relação a cada item avaliado. É uma boa radiografia de como anda a responsabilidade social do próprio negócio. Por exemplo, a empresa pode se sair bem em aspectos éticos como definido no item “Práticas anticorrupção e antipropina”, mas se sair mal no quesito “Critérios de contratação e valorização da diversidade”. E essa consultoria, acessível e gratuita, oferece os subsídios necessários para que a empresa descubra o “por onde” e “como” começar, tornando a responsabilidade não só acessível, mas também uma grande aliada na gestão dos negócios. O importante é dar o primeiro passo, principalmente em tempos de Aquecimento Global.

*Claudio Tieghi é presidente da Associação Franquia Solidária (Afras ), braço de responsabilidade social da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: